Informações


A importância do serviço de escolta armada

A importância do serviço de escolta armada

Cerca de R$ 1,2 bilhão. Esse foi o tamanho do prejuízo das empresas que tiveram cargas roubadas ao longo de 2020, segundo levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Diante desse cenário de insegurança para empresas e funcionários, tomar algumas precauções pode evitar riscos humanos e perdas patrimoniais. É sobre uma dessas ações de prevenção que trataremos hoje, demonstrando a importância do serviço de escolta armada. Nesse texto vamos esclarecer o que é e como funciona o serviço de escolta armada, quem pode realizar escolta e quando sua contratação é necessária. Boa leitura!

O que é a escolta armada

A escolta armada é um serviço que tem como objetivo garantir a segurança do transporte de cargas de grande valor. Ela ocorre quando uma pessoa ou empresa pretende transportar algum item que julga ser importante, e quer ter certeza de que ele chegará ao destino final, sem ser acessado por pessoas não autorizadas ou roubado. Para que isso ocorra, a pessoa ou empresa busca contratar uma equipe especializada e autorizada a fazer escolta com armas, que irá realizar o acompanhamento da carga desejada, fornecendo também segurança para os funcionários envolvidos na entrega. A importância da escolta armada é, então, evitar prejuízos, ter tranquilidade na entrega e preservar a integridade dos funcionários.

Quem realiza a escolta armada

O trabalho de escolta armada é regulamentado no Brasil desde 2012 e só pode ser realizado por empresas de segurança patrimonial privada autorizadas pela Polícia Federal (PF). Dessa forma, apenas empresas que preencheram os requisitos da PF estão aptas a efetuar a escolta armada, o que demanda cumprir uma série de determinações, como ter ao menos oito vigilantes com experiência e especialização neste tipo de serviço.

Como a escolta funciona

Uniformizados e identificados, os vigilantes da equipe de segurança patrimonial irão realizar o acompanhamento da carga em questão. Isso normalmente ocorre empregando dois veículos, que também são identificados: uma vai à frente da carga, enquanto outro segue atrás. No entanto, a logística pode mudar de acordo com a necessidade do contratante. Há casos em que são ocupados três ou mais veículos, a depender do valor da carga e da estratégia adotada. Durante o trajeto, a carga ainda é acompanhada remotamente e monitorada em tempo real por equipes de apoio, que também permanecem em contato direto com os vigilantes que estão na estrada. O percurso, eventuais paradas, a distância do trajeto e outros detalhes da viagem são previamente acertados entre o contratante e a escolta armada.

Quando a escolta é essencial

Sempre que um material de alto valor tiver de ser transportado, a escolta armada é fundamental. Além de quantias em dinheiro, mercadorias, cargas de grãos, veículos de luxo ou obras de arte também costumam ser objeto de escoltas armadas. Há também casos em que a escolta é importante para garantir o transporte de pessoas, como no caso de delegações esportivas, políticos, artistas e figuras públicas em geral. Excursões de comerciantes, por exemplo, também costumam contratar escolta armada. Ou seja, além de ser muito importante para evitar prejuízos materiais, a escolta armada é um serviço técnico altamente especializado que tem como objetivo garantir a segurança das pessoas. Gostou das dicas? Que tal conhecer um pouco mais sobre a Proteção e Segurança e entender de que forma podemos ajudar a garantir a segurança em seu estabelecimento comercial?

Entre em contato e solicite seu orçamento.

(19) 3478-7799 | comercial@protecaoevigilancia.com.br